Bolo de Quindim com Amêndoas!

Bolo de Quindim Sarah Sheeva

Esta receita ficou simplesmente fantástica!  Nesses dias estamos fazendo um propósito (jejum) específico, onde não entram alguns alimentos como (adição) de óleo, azeite, manteiga, margarina e derivados do leite da vaca. É um propósito específico que vai até 2011.  Além disso, tem também o jejum de açúcar (açúcar da cana) que eu faço desde 2002 ( e só vai acabar quando eu me casar!rs), por isso que esta receita me agradou tanto, porque ela foi feita com os ingredientes permitidos nesses jejuns que estou fazendo, dentro de todas as restrições do momento. Por causa disso, observe que não é uma receita barata, já que o mel costuma ser caríssimo em alguns lugares, mas como por enquanto eu não posso comer açúcar da cana, o mel se torna minha única opção, observem que eu coloquei a opção karo (glucose de milho) para quem pode comer açúcar, assim como o Ades não precisa ser light para quem come açúcar..  

Bolo  de Quindim com Amêndoas 

Vai precisar de: Liquidificador com capacidade de 2 Litros, uma fôrma de bolo, forno convencional. 

– 24 gemas

– 2 vidros leite de coco (400ml)

–  Adês original light (1 medida  da garrafa de leite de côco – 200ml)

– 500g de mel ou Karo (glucose de milho)

– 1 colher (café, rasa) de sal

– gotas de baunilha

– 1 pacote de coco ralado sem açúcar

– 1 copo de farinha de trigo (usar como medida  de 200ml)

– 1 copo e meio de fubá tradicional (usar copo medida 200ml)

– 2 colheres de fermento sabor baunilha

– 3/4 xícara de amêndoas picadas/fatiadas

Modo de fazer:

Acenda/ligue o forno e deixe pré-aquecendo (a 180°) enquanto prepara a massa.

– No liquidificador bater nessa ordem: As gemas (bater bem), gotas de baunilha, leite de coco, mel, Adês oiginal light, sal, meio pacote de coco ralado, farinha de trigo, fubá.

Retire/desencaixe  o copo do liquidificador (por segurança)  e o apoie na mesa ou na bancada da pia, e… sem bater misture com uma colher o resto do coco ralado, o fermento, a metade das amêndoas, depois despeje a massa na fôrma (se a forma for Tffal/antiaderente não precisa untar). Depois  que despejar a massa na fôrma, salpique o resto das amêndoas por cima da massa afundando-as levemente com a ponta de uma colher para que elas fiquem levemente cobertas pela massa.

– Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 30/50 minutos.

Obs.: Na hora de tirar do forno, é comum a parte de cima (que precisa estar bem moreninha) parecer crua, mole demais, mas não se assuste, é assim mesmo, quando esfriar vai ficar perfeito, pois esta parte é o quindim.

Conselho de amiga: Tenham cautela pra não exagerar nos pedaços,  pois este bolo é muito calórico! rs

Que Deus os abençoe!

3 Respostas so far »

  1. 1

    Diogo kosme said,

    Nossa esse bolo me deu agua na boca , mas qundo vi os ingredintes, salario de um mês. Rsrs ! eu só sei fazer de caixinha,como pode ser magra comendo isso

  2. 2

    Daniel Moura said,

    OI, tudo bem ?

    Vim conhecer seu blog, e gostei muito, já coloquei nos meus favoritos

    abraço

    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

  3. 3

    Ahiran said,

    Esse bolo me parece muito bom. Exótico e os ingredientes casam muito bem.Acho que podia fazer na técnica ,bolo feito na caneca, pra quem mora sozinho. Testaremos. Parabéns Sarah!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

